segunda-feira, 24 de junho de 2013

Estupidez ainda não é considerada deficiência (pelo menos física)

Estão a ver aquela imagem ali em baixo? O que é que aquilo vos parece? A mim parece-me mesmo uma pessoa numa cadeira de rodas, mas se calhar sou só eu que vejo isto. Se calhar aquilo é tipo aquelas imagens que os psicólogos mostram aos pacientes para eles interpretarem, conforme a personalidade de cada um. Eu vejo mesmo uma pessoa numa cadeira de rodas, e quer-me parecer que não sou a única, porque normalmente este símbolo aparece nos lugares reservados a deficientes motores, nos parques de estacionamento, por exemplo. Epá e isto para mim faz uma certa lógica, para vocês também faz? Ora vejamos, acho que tem lógica que hajam lugares de estacionamento reservados a deficientes motores, que normalmente são mais largos, exactamente para que caiba uma cadeira de rodas ao lado do carro para que possam passar do carro para a cadeira, e que são também mais perto das entradas dos sítios, uma vez que estas pessoas têm mais dificuldade em deslocar-se. Estes lugares são destinados a pessoas em cadeira de rodas, e não a velhinhos com bengala, grávidas de oito meses ou pessoas com carrinhos de bebés. Isto continua a fazer sentido para mim, e para vocês?
O que não faz sentido para mim é cada vez que chego a um supermercado, por exemplo, os lugares reservados a deficientes motores estarem maioritariamente ocupados por pessoas sem problemas físicos. Isto é que para mim não tem lógica nenhuma. Eu até tentava aqui dar a entender o que vai na cabeça das pessoas que fazem essas coisas. Eu até enumerava algumas das desculpas esfarrapadas que eles dão. Mas pura e simplesmente não vale a pena, não há nada que desculpe, nada que atenue uma acção destas. É mesmo só estupidez, pura e dura, e quanto a isso, não há grande coisa a fazer, pelo menos através do diálogo. Deviam era começar a pagar multas, que raramente são passadas. Ou então deviam ficar eles próprios deficientes físicos, para entenderem o quanto prejudicam estas pessoas quando lhes ocupam os lugares de estacionamento indevidamente e os impossibilitam de estacionar, porque os lugares normais não são suficientemente espaçosos para eles poderem sair do carro.
Estupidez ainda não é considerada deficiência meus caros, abram a pestana...


Sem comentários: