domingo, 18 de maio de 2014

Engana-se quem pensa que o sonho das mulheres é encontrar o príncipe encantado, na verdade o sonho de todas as mulheres é poder comer sem engordar # 2

Caros leitores, vocês não estão bem a ver o fantástico que isto é! Só vos digo assim: gelado de caipirinha, não há como resistir a isto. Aprendi esta receita num curso de cozinha da Vaqueiro que fiz com o meu pai há quase dois anos, e desde então tanto eu como ele nos babamos por isto. Ao contrário da maior parte dos gelados caseiros que comi, este não fica rijo que nem cornos, nem parece que estamos a trincar bocados de iceberg. Este para além do sabor mesmo a Verão da caipinha, é cremoso, derrete-se na boca. A semana passada tive dois aniversários de familiares, fiz uma dose quadrupla do gelado e levei para as duas festas. Obviamente que não sobrou muito para contar a história! Sem mais demoras, deixo-vos então a receita e digo-vos, vão já a correr fazer isto porque é a melhor coisinha de sempre!




Gelado de Caipirinha

2 ovos
1 lata de leite condensado
0,5dl de cachaça
1 lima (raspa e sumo)
2,5dl de natas frescas para bater
hortelã fresca
150g de bolachas tipo oreo ou cookies com pepitas de chocolate

1. Separe as gemas das claras. Reserve as claras no frio.

2. Adicione às gemas o leite condensado, a cachaça, a raspa da casca e o sumo da lima. Misture tudo muito bem com uma vara de arames.

3. Numa tigela, coloque as natas frescas e bata com a batedeira, até que obtenha um castelo bem firme. Envolva cuidadosamente as natas no preparado anterior.

4. Lave bem as varas da batedeira, e com elas bata as claras em castelo bem firme, de seguida envolvendo-as cuidadosamente na mistura anterior.

5. Desfaça as bolachas em pedaços grosseiros. Pique a hortelã finamente. Junte as bolachas e a hortelã e envolva ambas na mistura do gelado.

6. Leve ao congelador a prender (no mínimo 3 a 4 horas)

Sugestão: pode converter para gelado de Mojito, substituindo apenas a cachaça por rum.

Sem comentários: