quarta-feira, 10 de outubro de 2012

cenas que eu vejo por ai...

Costumo ler alguns blogs, apenas os que me interessam. Não comento muito, comento basicamente quando me dá para isso (que é muito raro) ou quando acho que o assunto merece realmente, mas tanto o faço quando concordo com o que leio como quando não concordo. Quando criei este blog, no primeiro post que escrevi, disse que a razão pela qual quis criar este espaço era porque gostava de partilhar e trocar ideias e opiniões. Penso que é assim que se evolui o pensamento e que vamos crescendo. Ninguém está absolutamente certo, e não é vergonha nenhuma mudarmos a nossa forma de pensar, se acharmos que esta não é a mais correcta, a isso chama-se crescer. Mais importante ainda é sabermos aceitar que os outros não têm todos a mesma opinião que nós, e temos que saber respeitar as diferenças.
Quando se tem um blog, e portanto expomos as nossas ideias e opiniões, temos que ter várias coisas a considerar. Primeiro penso que não nos podemos manifestar sobre tudo o que nos dá na telha, porque há coisas que sabemos que podem tocar em pontos sensíveis para outras pessoas mesmo que para nós não o sejam. Dou um exemplo: se eu fosse racista, jamais viria aqui escrever que as pessoas de etnia / cor diferente da minha são piores do que os da minha etnia / cor, pois para além de ser descabido, não tenho o direito de ofender assim publicamente as outras pessoas. Outro aspecto a ter em conta, é o facto de tanto poder haver gente que concorda connosco e gosta do que escrevemos, como poder haver gente que não concorda e não gosta, e como tal, tanto podemos ter comentários "positivos" como "negativos", e temos que saber lidar com isso. Penso que em ambos os casos, desde que as pessoas sejam educadas e desde que expliquem o seu ponto de vista de forma concreta e lógica, tanto os comentários "positivos" quanto os "negativos" devem ter o mesmo "peso" e ser tratados com a mesma consideração. Mais concretamente, eu não acho correcto responder muito bem a quem tem a mesma opinião que eu, e desprezar quem não tem. Vejo isto muitas vezes em blogs, e acho lamentável pessoas adultas não saberem lidar com estas coisas.
Os blogs não servem para nos darem palmadinhas nas costas, ou pelo menos não deviam servir. Claro que muitas vezes isto não é fácil, sermos criticados ou contrariados, na maior parte das vezes não é agradável, mas temos que saber que isso é uma possibilidade e por isso temos que saber lidar com ela, e desde que tudo seja feito com respeito, harmonia e claro, inteligência, há espaço para tudo, porque o mundo não é o que nós queremos que seja, e nós temos que saber viver nele sem enfiarmos a cabeça num buraco nem pormos umas palas nos olhos como se mete aos burros.

Sem comentários: