segunda-feira, 3 de junho de 2013

Acerca do machismo (coisas que os homens nunca irão entender)

Muitas vezes, algumas pessoas do sexo masculino perguntam-me porque sou tão revoltada em relação às questões machistas. Pensam que são tudo caprichos e coisas que as mulheres inventam para se fazerem de vitimas e tirarem partido das situações. Acham o machismo engraçado e pensam que as mulheres se picam com aquilo, e é tudo uma risada pegada porque dizer de vez em quando, no trânsito, a uma mulher "devias era estar em casa a coser meias" tem imensa piada.

O que os homens nunca irão entender, e felizmente cada vez mais, algumas mulheres também não, é que o machismo é real, está presente nos nossos dias, e é um assunto sério. Felizmente, no país em que vivemos, na sociedade que temos, as mulheres já podem, legalmente, fazer tudo o que os homens fazem. Supostamente já temos os mesmos direitos, e deveres. Mas isto tudo é muito supostamente, é muito em teoria, porque na prática não é assim.

O que vocês, homens, nunca irão perceber, é que magoa e cresce uma raiva dentro de nós, quando, no seio da nossa própria família somos descriminadas por sermos mulheres. Quando o nosso avô ou o nosso pai acha que nós somos burrinhas, porque somos mulheres, mesmo que tenhamos um curso superior e um bom emprego, e que o nosso irmão é muito mais inteligente e capaz, porque é homem, mesmo que seja um gandulo que não faz nada da vida. Que irrita quando nós não podemos trazer os nossos namorados a casa, porque as mulheres não têm nada que fazer dessas coisas, mas os rapazes são encorajados a foder tudo o que mexe. Que chateia que nas festas de família os homens se encostem a um lado a beber e a falar, enquanto as mulheres fazem a comida e arrumam a cozinha. Que parece surreal que a nossa avó (sim porque também há mulheres machistas) ache que se nós nunca casarmos coitadinhas de nós, o que é uma mulher sem marido? Não é nada, uma mulher sem homem não é nada... Que é simplesmente estúpido ouvirmos o nosso avô dizer, à nossa frente, que nunca deixou a nossa avó trabalhar, porque todas as mulheres que trabalham são umas putas e andam enroladas com tudo quanto é gajo no trabalho. Que ofende quando chega um amigo de família a nossa casa e cumprimenta todos os homens e não fala às mulheres. Que enoja que digam que, tal como diz na bíblia, as mulheres são a perdição dos homens, causa de todos os males. Que é revoltante que o nosso avô ou o nosso pai, trate a nossa avó ou a nossa mãe como uma escrava, porque ele acha que a obrigação dela enquanto mulher é servi-lo. E a nível profissional? Que é do mais injusto que prefiram dar o trabalho a um homem, se for preciso até menos qualificado, porque nós um dia vamos ficar grávidas, e ter filhos, e vamos ter que faltar, e isso não contribui para a produtividade da empresa. Ou que prefiram dar uma promoção a uma mulher casada, do que a uma solteira, mais uma vez lá está, porque mulher sem homem só pode ser uma desvairada, e não é lá muito de se confiar...

Se deve ser horrível viver num pais em que a legislação descrimina as mulheres? Sim, deve ser mesmo muito mau. E fico feliz e dou graças por não viver num país assim. Mas a nossa teoria, não é bem a nossa prática. E vocês, homens, nunca irão entender o que é ser inferiorizada por aqueles que vocês amam, e que supostamente vos amam, só porque são do sexo feminino. Magoa. Magoa mesmo. Não interessa se vocês se esforçam para provar que são capazes, que são bons, que merecem ser reconhecidos, eles nunca sequer vão querer saber, porque vocês não são homens...

Se piadas sobre as mulheres conduzirem mal, ou que digam que as mulheres deviam era estar na cozinha, têm graça? Até podem ter. Mas vocês não sabem, nem nunca vão conseguir entender, que para algumas de nós, isso não são piadas, ainda é uma realidade, e é triste.

Eu defendo a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres. Não penso como muitas mulheres agora pensam, que é "ah e tal agora as mulheres é que mandam e os homens são todos uns merdas e só têm é que se sujeitar ao que nós queremos". Homens e mulheres nunca serão iguais, somos diferentes anatomica e psicologicamente, mas o respeito deve ser igual, porque somos todos pessoas, independentemente do sexo.

Sem comentários: