segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Será justo?

Ontem morreu o Eusébio e hoje milhares de portugueses foram prestar a última homenagem ao "rei". As cerimónias fúnebres tiveram honras de estado, e foi decretado luto nacional durante três dias. Não tenho nada contra o senhor, dizem que foi um grande jogador e eu acredito, embora não perceba patavina de futebol, nem seja assunto que me interesse. Foi uma personagem histórica, levou Portugal às bocas do Mundo. Provavelmente se não fosse ele, para muitos por esse mundo fora Portugal era uma província espanhola, e por causa dele hoje sabem que somos um país e que tivemos um dos melhores jogadores do Mundo. De facto foi uma perda triste, mas eu pergunto-me se será isto justo?
O mês passado morreu Albino Aroso, o "pai" do planeamento familiar em Portugal, e um dos principais responsáveis pela inversão da taxa de mortalidade infantil neste país. Um homem que lutou sempre pelos direitos das mulheres, em particular o direito à contracepção e à interrupção voluntária da gravidez, mesmo contra a igreja e colegas de profissão. Talvez se não fosse por ele, muitos de nós não estaríamos cá hoje. Talvez usar preservativo e tomar a pílula não fosse uma opção e ou andava tudo a ter filhos indesejados e a contrair doenças sexualmente transmissíveis, ou éramos uma cambada de abstinentes. Só hoje soube da sua morte, e para dizer a verdade, só hoje soube quem ele realmente era e o trabalho extraordinário que fez. E eu pergunto-me, será isto justo?
Será justo que um homem que salvou a vida talvez a milhões de Portugueses morra sem que o país dê por isso, enquanto outro que deu a conhecer Portugal ao estrangeiro através do seu trabalho faça parar o mesmo? Será mais importante a notoriedade de Portugal, ou a qualidade de vida do seu povo?
Estas questões partem-me literalmente a cabeça, porque sinceramente acho que as pessoas não dão o devido valor a quem devem dar e muitas vezes, só dão notoriedade a quem não merece. E é por estas e por outras que se percebe que de facto a vida é tudo menos justa e a resposta ao título deste post era não, mas isso já eu o sabia há muito.


Sem comentários: