terça-feira, 11 de março de 2014

Chamamentos divinos?

Começa a ser difícil permanecer não crente. Não porque de repente fui iluminada pelo Senhor e toda a fé que nunca tive na vida desceu sobre mim, mas porque se torna complicado dar uma justificação às 475 pessoas que me abordam durante o dia para eu me converter à religião delas.
Primeiro obstáculo é logo à entrada da estação dos comboios, onde está sempre pelo menos uma velha (ou mais, mas quando são mais sempre se entretêm a falar umas com as outras e não chateiam tanto as pessoas) de panfleto em punho, para transmitir a palavra do Senhor. E uma pessoa diz que não, que não está interessada, e até tenta ser educada, dá os bons dias à senhora e diz obrigada, mas ela fica toda enxofrada na mesma. Enfim, caguei, estou atrasada e tenho que correr para o comboio.
Segundo obstáculo na Alameda da Cidade Universitária. Segundo, e terceiro, e quarto, enfim, é os que eles se lembrarem. Meninas e meninos da Igreja Universal não-sei-da-onde aos magotes. São todos estrangeiros e prantam-se ali aos pares, a abordar pessoas. Como sempre digo logo -"Muito obrigada mas não estou interessada", mas isto para eles não lhes chega. - "Mas não está interessada porquê, não acredita em Deus?", - "Não, não acredito, olhe desculpe eu estou atrasada, importa-se de me deixar passar?", - "Então mas já viu o nosso vídeo, é só uns minutinhos", -" Ouça, mesmo que eu tivesse esses minutos, eu não quero, deixe-me em paz!", e lá ficam eles a murmurar algo que deve ser qualquer coisa do género "estúpida do caraças, hás-de arder no inferno!". E mais à frente sou abordada por outros dois indivíduos que me acenam muito sorridentes e aos quais eu respondo logo -"Já falei com as suas colegas ali atrás. Não obrigada!", -"Então mas porquê, não demora mesmo nada..." Então mas eu agora tenho que justificar porque é que não quero falar com estas pessoas? Não basta dizer que não estou interessada, tenho que dar uma desculpa "válida"? E qual seria a desculpa? No meu caso não posso dizer que já tenho religião. Se digo que não tenho está o caldo entornado, eles assumem logo que sou uma alma perdida e que tenho que ser convertida.
E eu pergunto-me, será que eles conseguem converter alguém desta forma? Será que uma pessoa, com ou sem religião, e seja ela qual for, que vai na sua vidinha, a caminho do seu trabalho ou de casa, e é abordada por alguma pessoa destas, de repente sente um chamamento divino, e depois de ouvir o parlapier todo se vira para eles e diz "realmente nunca tinha visto as coisas desta forma, tem toda a razão, de hoje em diante vou ser Testemunha de Jeová!" e pronto segue feliz com a sua vida, com uma nova religião como se tivesse acabado de comprar um par de calças.
Só dúvidas na minha cabeça...


Sem comentários: