sábado, 8 de março de 2014

Porque hoje é Dia Internacional da Mulher

Costumava achar que este dia era uma estupidez. Que só aumentava a desigualdade entre homens e mulheres, por elas terem um "dia" e eles não, que se queríamos igualdade devíamos ser iguais e pronto. Que era um dia em que nos davam flores e se gritava "girl power", como se nascer com um pipi ou com uma pila fosse alguma coisa de extraordinário e conferisse a quem quer que fosse mais direitos por si só.
Mas infelizmente, tenho vindo a aperceber-me cada vez mais que a igualdade entre sexos ainda está longe de ser uma realidade. Mesmo que nos dias de hoje, em Portugal, a maioria das mulheres já tenha, em teoria, os mesmos direitos e deveres que os homens, em muitas partes do Mundo não é assim. Ainda há sítios em que as mulheres vêem os seus órgãos genitais mutilados, onde são escravas dos maridos, onde têm que estar cobertas da cabeça aos pés, onde não têm direito a trabalhar nem a ser independentes, em que não podem conduzir nem ir à escola, onde não têm direito a votar, em que as podem matar à pedrada por serem adulteras ou por ter sexo fora do casamento, onde são violadas e a culpa é delas que estavam com os tornozelos à mostra, onde sofrem de violência doméstica e nada é feito para parar essa tortura, e mais uma série de coisas desumanas que nunca nenhum ser humano deveria sequer pensar em fazer a outro. E por isso não, este dia não é para o mulherio ir a clubes de strip masculino gritar que nem umas histéricas enquanto se embebedam, nem para receber presentinhos e ouvir "feliz Dia da Mulher!". Este dia é importante, porque ainda há muito caminho a fazer rumo à igualdade, e enquanto nem todas as mulheres deste Mundo forem tratadas com o respeito que merecem enquanto seres humanos, este dia deve existir, para que a nossa luta seja relembrada e as nossas conquistas celebradas.
E antes que alguém se lembre, ser feminista não é ser machista mas ao contrário, não é querer que as mulheres tenham mais regalias que os homens. Ser feminista é ser a favor da igualdade de direitos e deveres entre seres humanos, que é o que todos somos, homens e mulheres.










Sem comentários: