quinta-feira, 1 de novembro de 2012

cenas estúpidas da (minha) vida # 5

A cena estúpida de hoje não é assim lá muito estúpida. Queria partilhar convosco um conhecimento e experiência que fui adquirindo. Isto é um bocado pessoal, mas acho que serve para muita gente que se sente um bocado perdida e insatisfeita com a vida, por isso vou tentar generalizar um bocado.
Há cerca de um ano atrás sentia-me triste. Estava na faculdade e no curso que sempre sonhei, mas mesmo assim sentia-me desmotivada. Com a entrada na faculdade, a maior parte dos meus amigos foi-se afastando, acabando por ficar uns dois ou três que raramente via, porque ou não conseguíamos conciliar horários, ou tínhamos trabalhos para fazer, ou precisávamos de estudar... Comecei a sentir um vazio. Parecia que nada tinha piada, que tudo o que os outros faziam era melhor do que o que eu fazia, basicamente a minha vida não me parecia interessante. Há pessoas que se contentam com esta vida. Aliás, há pessoas muito felizes com o simples facto de estarem a tirar um curso e nas horas vagas verem televisão. E não tenho nada a apontar a essas pessoas, simplesmente eu precisava de mais, precisava de aprender mais, conhecer mais, de me sentir desafiada.
O problema é que não sabia bem o que fazer, para onde me virar. Comecei por pedir conselhos a outras pessoas, e achei então boa ideia arranjar um voluntariado dentro da minha área de estudos. Mandei algumas candidaturas e nada... Ninguém me respondia e fiquei ainda mais desmotivada. Continuei a minha vida e deixei de pensar nisso, até que um dia me responderam, de um dos sítios que contactei. Comecei a trabalhar lá, e houve uma mudança dentro de mim. Comecei a sentir-me útil, a sentir que estava a evoluir, a fazer algo pelo meu futuro.
Mesmo assim, sentia que precisava de mais. Queria aventurar-me fora da minha zona de conforto. Explorar novas realidades, potenciar as minhas capacidades ao máximo. Tornar-me melhor, era o que eu queria! E entrei então para uma organização, com ideais fantásticos que vão de encontro às ideias que sempre tive. Onde já conheci pessoas fantásticas, exemplos de vida. Onde vou conhecer muitas mais, e onde vou explorar as minhas capacidades, e aprender a dar o melhor de mim. E onde vou com certeza receber o triplo em troca.
Tenho visto muita gente desmotivada. Muita gente que limita o seu mundo. Muita gente que se queixa e não faz nada. Podemos fazer tanta coisa... Eu sei que não é fácil, eu já estive assim. Mas não se deixem ficar. Lutem por serem melhores. Lutem por um mundo melhor. Não fiquem à espera que as coisas vos caiam do céu. A sério, é possível, cada um de nós é capaz, e é tão bom sentir que a nossa vida, afinal, vale muito mais do que nós pensávamos! Pela primeira vez em muito tempo, posso dizer que me sinto (mesmo) feliz! E nunca pensei que o mundo visto por esta perspectiva fosse tão diferente! E vocês, de que é que estão à espera?

(peço desculpa pelo tamanhão do texto, muitos dos que aqui vierem vão perder a vontade de o ler quando se depararem com o seu tamanho, mas espero que, quem estiver a precisar de ler isto, faça um esforço, e espero mesmo que este texto ajude, nem que seja uma pessoa)

P.S: esqueci-me do blog! como é que me fui esquecer disto! sempre gostei de escrever e já queria ter um blog há imenso tempo. finalmente há cerca de um mês ganhei coragem e lá o criei. E tem contribuído muito para a minha felicidade!

Sem comentários: