sexta-feira, 26 de julho de 2013

Para o bem de todas as crianças que conhecemos (e que não conhecemos também...)

Estava a fazer a minha ronda diária pelos blogs do costume quando li sobre um assunto que achei muito importante divulgar, porque me parece um tanto ao quanto desconhecido, pelo menos eu nunca tinha ouvido falar.
Ao que parece, é muito comum bebes e crianças com menos de quatro anos ficarem tetraplégicas ou sofrerem um traumatismo craniano com consequências irreversíveis devido a acidentes de automóvel. E desengane-se quem pense que isto só acontece se as crianças não estiverem na cadeirinha ou se for um grande acidente, muitas vezes são em acidentes de nada, a velocidades de 30km/h, em viagens curtas, tipo casa-infantário. E porquê? Porque as crianças até aos quatro anos de idade não têm força suficiente nos músculos do pescoço para segurarem a cabeça aquando do "efeito chicotada", ou seja, aquando de um impacto que os projecta para a frente. Isto pode facilmente prevenir-se se a criança, em vez de viajar virada para a frente, for virada para trás.
Nunca tive filhos nem irmãos mais novos, portanto assuntos relacionados com bebés não é algo que eu domine, mas segundo sei e observo, a maioria das cadeirinhas de transporte de crianças a partir de um certo peso (cerca de 13kg) são viradas para a frente. Ora uma criança de quatro anos pesa algures entre 16-20kg, mais coisa menos coisa. O que muita gente não sabe, é que existem cadeirinhas que permitem que as crianças viagem voltadas para trás, mesmo que pesem mais de 13kg. Segundo sei são mais difíceis de encontrar e mais caras do que as "normais", mas sinceramente, acho que vale a pena o esforço e investimento, se evitar que a criança fique com uma deficiência grave para o resto da vida. As crianças devem andar voltadas para trás o máximo de tempo possível, mas pelo menos até aos quatro anos é muito importante, só depois disso é que elas começam a ter força nos músculos do pescoço para segurar a cabeça.
Para aqueles que como eu, não têm filhos, não se esqueçam disto, um dia poderá ser-vos útil, e não deixem de divulgar, podem ajudar a salvar vidas.
Deixo-vos um vídeo:



Sem comentários: