quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O Mix tem ido ao parque

Já aqui vos falei do meu cão, que é uma das melhores coisas da minha vida mas que tem um temperamento difícil  O Mix tem sete anos, eu apanhei-o na rua quando tinha cerca de dois meses e desde então tem sido o meu companheiro. Desde pequenino que lhe comecei a ensinar as coisas normais: senta, deita, quieto, passear, etc., mas ele é muito nervoso e devo dizer também desobediente. As pessoas que não o conhecem bem, por vezes acham que a culpa é minha, que eu não me esforço para o educar e então põem-se a dar-me dicas, como se em sete anos de convivência com um cão hiperactivo eu já não tivesse experimentado tudo e mais alguma coisa! Eu adoro o meu cão, comigo ele é carinhoso, brincalhão e apesar de às vezes desobedecer tem-me respeito e nunca teve nenhum comportamento agressivo comigo. Mas já o vi ter com outras pessoas ou cães. Se estiver a comer e alguém lhe mexer, pode abocanhar a mão da pessoa, o que é relativamente normal num cão, e sendo ele um cão de pequeno porte não faz grandes estragos, mas ainda assim é mau. Também já o vi reagir mal em situações de stress, como ralharem com ele ou andarem atrás dele por algo que ele fez de mal, ele assusta-se e rosna, e com outros cães na rua, principalmente se forem maiores que ele, muitas vezes é agressivo. Com os que não é agressivo tenta montá-los, mas bom isso é outra questão. Por esta razão, não levo o Mix a passear tantas vezes como gostava, como tenho quintal, deixei gradualmente de ir à rua com ele, porque de cada vez que o levava tinha medo do que podia acontecer. Bastava distrair-me um bocadinho, ele é muito rápido, e vai atrás de tudo, dos carros, dos pássaros, das pessoas (sobretudo se estiverem a correr), e dos outros cães então nem se fala. Mal avista um, começa a berrar todo histérico até o cão se aproximar ou até o perder de vista. É um bocado complicado.
Ultimamente, eu e o meu namorado temos ido de vez em quando ao jardim com ele, dar umas voltas grandes, para ele se cansar e ver se ganha juízo  Até tem corrido bem, mas de vez em quando ainda acontecem acidentes. No outro dia estávamos no parque, o Mix estava com a trela, e vi um boxer aproximar-se de nós. Eu tentei distrair o Mix e sair  dali mas não deu, o boxer veio até nós e depois de se cheirarem, o Mix rosnou e abocanhou-o. Nada de mais aconteceu felizmente, nessa altura o dono teve finalmente bom senso e foi lá prender o cão, pedindo desculpa, mas isto podia ter acabado mal, se o boxer não tem reagido de forma pacifica. De outra vez um yorkshire também veio ter connosco, Mix com a trela, eu a tentar fugir, o cão a aproximar-se cada vez mais e a dona a chamá-lo sem sair do sitio. Dessa vez foi o Mix a ser mordido (deve ser algum complexo dos cães, quando são mais pequenos mordem os maiores, e quando são maiores não fazem nada). Nesse mesmo dia, um grupo de três ou quatro cães, todos soltos também vêm ter connosco, a maioria só queria brincar, mas um não simpatizou muito com o Mix e mordeu-lhe, e eu cheia de cães à minha volta sem poder sair dali, e os donos a não ligarem nenhuma.
Eu sei que é normal eles de vez em quando terem uns arrufos, desde que não se magoem a sério não me preocupa, mas o problema é que um dia, alguma coisa grave pode acontecer, e às vezes pode até nem ser por culpa dos outros cães, pode ser por culpa do meu. Por essa mesma razão, levo-o sempre com trela e mantenho-o junto a mim, mas se os outros donos não fazem o mesmo, é difícil controlar...
Por tudo isto, achei muito interessante o projecto "The Yellow Dog", que visa a sensibilizar as pessoas a terem mais atenção à forma como abordam cães que não conhecem. Acho que se todos respeitarem o espaço uns dos outros, poderemos viver num Mundo mais civilizado e com menos acidentes deste tipo.


Sem comentários: