quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Proposta de lei referente a maltratos a animais

Eu não me manifestei aqui sobre aquela história que saiu aí há pouco mais de um mês sobre o número de animais que são permitidos por casa. Infelizmente não era uma lei perfeita, por várias razões. Sim é verdade que há pessoas que têm quatro cães em casa e que lhes proporcionam excelentes condições de vida e que têm tudo limpinho e asseadinho e não há problema nenhum de saúde pública, e há pessoas que têm um e o maltratam, e há até pessoas que não têm nenhum mas que a casa é um nojo, enfim. O número não é de facto sinónimo de boas ou más condições, e por isso esta lei é estúpida. Mas mais estúpido ainda, é o facto de nem todas as pessoas terem uma coisinha chamada bom senso. Algumas pessoas não sabem ser razoáveis, e por isso, aparecem casos em que numa mesma casa, vivem cinquenta gatos. E nestes casos, por muito boa vontade que se tenha de os ajudar e tratar bem, é praticamente impossível ter condições de higiene e segurança (já para não falar de outras coisas) para tantos animais. E é só por esta razão, que leis estúpidas como aquela têm que existir, e que eu, sabendo que não é perfeita, tenho que concordar com ela. O que eu achei descabido na altura, foi quererem fazer leis para regular quantos animais as pessoas podem ter em casa, mas não dizerem nada sobre quem maltrata os animais, porque a mim parece-me bem mais grave quem mata animais só porque sim, do que ter cinquenta gatos em casa. O Mundo não é só sobre as pessoas, está na altura de começarmos a respeitar os outros seres vivos. Mas pronto isto é o que eu penso..
E por isso hoje fiquei muito contente quando vi esta noticia. E só espero, mesmo muito profundamente, que estas leis sejam aprovadas e depois cumpridas, e que as autoridades não façam vista grossa como acontece com tantas outras coisas que não afectam directamente a maioria das pessoas. Era um grande passo para Portugal...



Sem comentários: