segunda-feira, 23 de junho de 2014

Dar Sangue

Dei sangue pela primeira vez no ano passado. Já queria ter dado antes mas durante uns tempos não pude devido a uma anemia. No ano passado a R, que já deu sangue imensas vezes, desafiou-me para ir com ela, assim, no dia seguinte. Tínhamos ido beber um copo, era o aniversário dela, e às tantas pergunta-me se não queria acordar cedo e ir ao hospital dar sangue. Devo confessar que o que mais me custou foi a ideia de acordar cedo (estava de férias). E no dia seguinte lá fomos, logo pela fresquinha, tomei um pequeno almoço reforçado e encaminhá-mo-nos ao hospital Amadora-Sintra. Mas ao chegarmos lá, batemos com o nariz na porta. Por ser fim-de-semana, o serviço de sangue não estava a funcionar. Mas isto não nos demoveu. Rumámos ao S. José e aí sim, estava aberto. Sentia-me um pouco nervosa. Nunca me custou imenso tirar sangue, mas também não posso dizer que fosse agradável, mas prevalecia um sentimento de cidadania e de ajuda ao próximo dentro de mim, não sei explicar. Acho sinceramente que todas as pessoas adultas, saudáveis e que se encontram dentro dos parâmetros necessários deviam dar sangue. Pelo menos aquelas que não desmaiam nem se sentem terrivelmente mal com agulhas. É uma pequena acção que pode salvar vidas, e qualquer um de nós pode precisar. No final não me custou nada. Preenchi o formulário, pesei-me e mediram-me a tensão e os níveis de hemoglobina e estava tudo óptimo, estava apta a doar sangue. E assim foi, demorou muito menos tempo do que eu pensava, na verdade o que demora mais tempo é depois de dar sangue, temos que ficar algum tempo deitados para não termos tonturas nem nada. E de facto não tive. Não doeu, não me senti mal, nada. No final sai de lá com um lanchinho e o sentimento de dever cumprido. Ah e passado uns tempos recebi uma carta a dizer que estava tudo bem com o meu sangue (fazem análises para o testar obviamente) e a agradecer a minha dádiva.
Já passou o período de recuperação e já posso dar sangue outra vez, aliás já posso há uns meses e já queria ter ido, mas tenho sempre adiado ou porque não tenho companhia, ou porque se põem outras coisas. Mas quero mesmo lá ir, alguém desse lado quer ir dar sangue?



Sem comentários: